quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Plano Nacional de Recursos Hídricos e Planos de Bacias X Obras e interesses setoriais

A implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos e dos planos de gerenciamento de  estaduais e federais como os Planos do Rio São Francisco, da Margem Direita do Rio Amazonas e da Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins, devem considerar a bacia hidrográfica como unidade de planejamento ambiental. Dessa forma, os planos de bacia devem ser uma oportunidade para que a sociedade tenha subsidios para tentar integrar as questões ambientais com os planejamentos regionais e setoriais.

Porém, na pratica, até agora os planejamentos setoriais e os projetos políticos ou de governos, não se integram com os Planos de Bacias. O planejamento ambiental estratégico depende da gestão integrada.

Diante desse desafio o CONAMA promove nesta semana, em Brasilia o debate
Cenários de Planejamento: Planos de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental – Subsídios para um Planejamento Estratégico – O Caso do Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos rios Araguaia e Tocantins.

Um dos debatedores é Donizete Tokarski, presidente da ECODATA – Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação e Conselheiro do Conama.

METODOLOGIA
O painel será composto por um palestrante, da Agência Nacional de Águas, e por quatro debatedores. Estão previstos 30 minutos para a palestra e 15 minutos para cada debatedor. O tempo previsto para o debate é de 60 minutos com inscrições de três minutos cada. A moderação será feita pelo MMA.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial