sábado, 30 de maio de 2015

Organizadores da Semana da Mata Atlântica propõem criar nova reserva da biosfera


André Pessoa
Serra Vermelha, no Piauí
Proposta também prevê criação de parque na Bahia. Objetivo é resguardar os atributos de biodiversidade, cênicos e arqueológicos da região.
Por: Luciene de Assis - Editora: Melissa Silva
A secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Cristina de Barros, participou, nesta sexta-feira, 29/5, dos debates finais da Semana da Mata Atlântica, realizada no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Bahia. Foram apresentados nove planos municipais para a Mata Atlântica, em elaboração no Sul e extremo Sul da Bahia, com proposta de criação da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos-Trindade, além da divulgação de estudos da UFSB para a conservação da Mata Atlântica.
O evento foi realizado pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e pelo MMA com o tema “Biodiversidade e mudança do clima na Mata Atlântica”. As entidades organizadoras defenderam a criação do Parque Nacional Serra Vermelha, no Piauí, com o objetivo de resguardar os atributos de biodiversidade, cênicos e arqueológicos da região.
RECUPERAÇÃO
O analista da Gerência de Conservação de Ecossistemas do MMA, Mateus Motter Dala Senta, apresentou, para discussão, a proposta de Plano Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). O objetivo foi o de apresentar contribuições no âmbito da Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei nº 12.651/2012) para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima na Mata Atlântica.
Durante a Semana da Mata Atlântica, iniciada dia 27/5, foram discutidas as lições já aprendidas e as perspectivas de ações de conservação e recuperação do bioma, que contribuam para a mitigação (redução das consequências) e adaptação à mudança do clima. Entre os parceiros que viabilizaram a realização do evento estão Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ, na sigla alemã), o Banco de Cooperação da Alemanha KfW, e as Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente da Bahia.
SUSTENTABILIDADE
Os eventos da Semana, que termina neste sábado, 30/5, reuniram informações inéditas sobre a conservação da Mata Atlântica, com o lançamento de publicações e campanhas, como a de mobilização para a criação do Parque Nacional Serra Vermelha, no Piauí. Foi lançada, ainda, a nova cartilha sobre a Lei da Mata Atlântica, organizada pelo Ministério Público da Bahia.
As atividades da Semana da Mata Atlântica foram realizadas, estrategicamente, em Porto Seguro, sul da Bahia, porque a região abriga um dos três mosaicos de Unidades de Conservação onde aconteceram atividades do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas, coordenadas pelo MMA e GIZ/KfW. Os organizadores visaram reforçar o conceito da região como área prioritária para a conservação do bioma Mata Atlântica e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – 2028.1165

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial